eventos
  • Voltar
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM CUBA, NO ALENTEJO
CRISTÓVÃO COLON, PORTUGAL E OS DESCOBRIMENTOS
A IMPORTÂNCIA DA CUBA ALENTEJANA NA HISTÓRIA UNIVERSAL
org. de Pedro Laranjeira
24 de Maio de 2008
Colocado às 11:36, 22/05/2008

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM CUBA, NO ALENTEJO

A IMPORTÂNCIA DA CUBA ALENTEJANA NA HISTÓRIA UNIVERSAL

CRISTÓVÃO COLON, PORTUGAL E OS DESCOBRIMENTOS

24 de Maio, Sábado, às 15:00 horas

 

Tema quente, a portugalidade do descobridor da América

chegou ao quotidiano das pessoas e despertou o interesse dos historiadores.

Foi inspiração de Manoel de Oliveira para tema do seu último filme, fez notícias, reportagens, polémicas, debates e até já os concursos televisivos dão como certa à pergunta \"Qual a nacionalidade de Cristóvão Colombo?\" a resposta \"Português\".

As enciclopédias, porém, tal como os livros de História e o ensino académico, continuam a deixar-se enredar no logro de falsificações e mentiras com cinco séculos de idade, que tentam mascarar de tecelão genovês iletrado e plebeu um nobre lusitano, culto, pioneiro e Almirante.

Chegou a hora do tira-teimas. Chegou a hora de trazer a público \"toda a verdade\"!

Vai acontecer na vila alentejana que viu nascer Cristóvão Colon (sim, porque \"Colombo\" ele nunca se chamou e isso ficará provado), precisamente quatro dias depois da passagem de 502 anos sobre a morte do navegador. Cuba vai ser palco de História, durante um sábado que nunca será esquecido:

24 de Maio, a partir das três da tarde.

Mais de meio século de estudos e um punhado de portugueses dedicados fizeram um percurso de investigação que vai ter o seu zénite naquele dia e naquele lugar.

Alguns, notáveis, escreveram sobre o tema, e vão estar lá para prestar ao vivo o testemunho de tudo quanto estudaram, aprenderam e publicaram.

É o caso de Mascarenhas Barreto (\"O Português Cristóvão Colombo - Agente Secreto de El Rei D. João II\" e \"Colombo Português: Provas Documentais\") e de Roiz do Quental (representado por Abel Cardoso - \"Cristovam Colom - Cristóbal Colon, esse (des)conhecido\"). Também, se a sua sobrecarregada agenda não impedir, o escritor e jornalista José Rodrigues dos Santos, que fascinou o mundo com o seu \"Codex 632\", traduzido já em várias línguas e com direitos vendidos para Hollywood e ainda Margarida Pedrosa (\"A Paixão de Colombo\") e Julieta Marques (\"Cristovão Colom, um filho de D. Fernando Duque de Beja\").

Vindos dos Estados Unidos, onde vivem há muitos anos, estarão em Cuba os últimos autores a publicar grandes obras sobre o tema: Manuel da Silva Rosa (\"O Mistério Colombo Revelado\") e Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva (\"Cristóvão Colon (Colombo) era Português\"), cuja vida e obra é tema do filme de Manoel de Oliveira.

Os seus contactos podem ser obtidos, através da Organização do evento.

Estes autores e alguns dos seus livros estarão no Centro Cultural de Cuba, a partir das 3 da tarde, para durante uma hora conviveram com o público e falarem com a comunicação social.

Será também apresentado um novo livro sobre o tema, que em poucas páginas condensa de forma sintética e bastante acessível tudo o que sabe sobre a aventura da descoberta do Novo Mundo. É um trabalho do jornalista Pedro Laranjeira, intitulado \"O Alentejano que descobriu a América\"

Às 16 horas, o Presidente da Câmara de Cuba, Francisco Orelha, abrirá a Conferência, cujos conteúdos serão explicados numa introdução a cargo de um dos mais dinâmicos promotores da divulgação deste tema, Carlos Calado, do Núcleo dos Amigos da Cuba.

Serão então apresentadas palestras temáticas pelos autores e investigadores presentes, que incluem aspectos históricos nunca abordados anteriormente.

Será também projectada uma apresentação enviada pelo Professor José António Llorente da Universidade de Granada sobre a mais vanguardista vertente científica deste assunto: os resultados e conclusões de análises comparativas de ADN efectuadas em Espanha.

Segue-se um debate moderado pelo director da revista Perspectiva, Pedro Laranjeira, com a participação dos autores, de estudiosos convidados, da comunicação social e do público.

Entre os convidados, espera-se a Presidente da Academia Portuguesa de História e o Director Regional da Cultura, José do Nascimento. Estão confirmadas as presenças de Brandão Ferreira, Henrique Zarco, João Moniz, Paulo Alexandre Loução, Abel Lacerda Botelho e Fernanda Frazão.

Perspectiva-se extensa cobertura mediática, mas, acima de tudo, espera-se que este dia contribua para o virar de uma página que corrija as muitas que estão erradas nos livros da HISTÓRIA.


Apenas Livros, Lda.
© 2019 Apenas Livros, Lda.. Todos os direitos reservados. | Pedido de informações | Webmaster